terça-feira, 14 de agosto de 2012

Alvorada, missa, procissão e shows encerram as festividades da Padroeira

Grande público também está
acompanhando os shows
   Após 10 dias de comemoração, a 75ª Festa em Louvor a Nossa Senhora Mãe dos Homens - conhecida como Festa de Agosto - será encerrada nesta quarta-feira, 15 de agosto. 
   Neste ano, após uma década, o evento voltou a ser realizado no centro da cidade, mais especificamente, na Praça Dr. José Sacramento e Silva (da Matriz), onde já atraiu mais de 5 mil pessoas em apenas uma das noites de show. 

   Segundo o festeiro Rodolfo Alexandre Dias, 39 anos, a mudança da festa tem como principal motivo o resgate da tradição. Para ele, não existe lado negativo de estar voltando para o centro, pois todos da organização buscam atender o desejo do povo. “Fomos informados que a Secretaria de Turismo e Lazer de Porto Feliz realizou uma pesquisa com moradores e comerciantes locais e o número de aceitação foi muito grande”, comenta.

Barracas:
Tradicional Maçã do Amor é um dos
doces mais comercializados

   Cerca de 30 barracas foram montadas em torno da praça, onde estão sendo comercializados diversos tipos de produtos, como: Pastel, mini-pizza, lanches, morango com chocolate, batidas, churrasco, doce de leite, cocada, crepe, fondue de chocolate, e, claro, a tradicional maçã do amor.


Shows

   Nesta terça-feira (14), acontecerá a última missa da novena, que vem sendo realizada desde o dia 6, seguida do show do grupo de pagode “Cupim na Mesa”, após ás 21h. 

   Além desse grupo, também já se apresentaram duas bandas católicas “Tua Face” e “Toque do Senhor”. Além dos shows sertanejos com a dupla “Diego & Leandro” e “Luiz Carlos & Adriano”.


Procissão e nomeação dos novos festeiros
encerram a parte religiosa da festa
   Na quarta (15) – Dia da Padroeira - as comemorações terão início antes mesmo do sol nascer. A alvorada festiva terá início às 6h, onde percorrerão as principais ruas da cidade acompanhada pelos atuais festeiros e pela Banda União. Em seguida haverá a missa solene com a presença de diversos padres. A celebração ficará por conta do Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, às 10h. Às 14h, acontecerá a Tarde Mariana, seguida da procissão que será às 17h, percorrendo algumas das ruas centrais. 

   Após a procissão, já na igreja, acontecerá a nomeação dos novos festeiros. Para encerrar a festa, após às 21h, o show ficará por conta da banda Albus.

Veja mais matérias sobre a Festa:

Cupim na Mesa se apresenta na Festa de Agosto - aqui;

De volta à tradição - aqui.

Veja as fotos do que aconteceu nesta segunda, 13, aqui.



Fotos: Paulo Henrique Baldini / Revista Viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário