segunda-feira, 13 de agosto de 2012

De volta à tradição

Após uma década, a Festa de Agosto volta a ser realizada no centro da cidade 



Neste ano, Porto Feliz está realizando a 75ª Festa em Louvor a Nossa Senhora Mãe dos Homens, também conhecida como Festa de Agosto. Como de costume, o festejo que está sendo realizado de 10 a 15 de agosto, pretende atrair milhares de pessoas. A novidade deste ano é que após uma década, o evento volta a ser realizado no centro da cidade, mais especificamente, na Praça Dr. José Sacramento e Silva (da Matriz). 

Segundo o festeiro Rodolfo Alexandre Dias, 39 anos, a mudança da festa tem como principal motivo o resgate da tradição. Para ele, não existe lado negativo de estar voltando para o centro, pois todos da organização buscam atender o desejo do povo. “Fomos informados que a Secretaria de Turismo e Lazer de Porto Feliz realizou uma pesquisa com moradores e comerciantes locais e o número de aceitação foi muito grande”, comenta. 

A realização e preparação da festa vem sendo realizada desde o último ano, pois os custos são muito altos, sendo a responsabilidade com segurança e limpeza gigantesca. Para Dias, o planejamento é essencial e os colaboradores estão, de fato, ajudando com a arrecadação de fundos para que se possa realizar um grande evento. Ele também destaca que o pároco Padre Antonio Carlos Fernandes também vem colaborando nesse processo e que todo o dinheiro arrecadado durante esse tempo será para a manutenção da Igreja e para a paróquia. 

Segurança e entretenimento 
Com a volta da festa ao centro, o que mais preocupa os festeiros é a segurança no decorrer dos seis dias de festa. Segundo Dias, à noite, as vias que dão acesso ao local estão sendo fechadas com gradil, tendo guardas particulares em cada entrada com apoio da Policia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) – esquema semelhante ao usado durante o carnaval. Além disso, o Conselho Tutelar da Infância e Juventude também foram acionados, o que deverá dificultar o acesso dos menores de 18 anos a bebidas alcoólicas. 

Barraquinhas tradicionais 
Após alguns anos de escassez, as tradicionais barraquinhas ganharam espaço novamente. Neste ano, elas estão concentradas em torno da Praça, voltadas para dentro – o que não atrapalha o fluxo do trânsito. Além de serem concentradas em um espaço fechado, aquelas que estão servindo produtos alimentícios terão apoio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e irão usufruir de água encanada para melhor higienização. 
Ao todo, são cerca de 30 barracas, sendo todas padronizadas - tendo a mesma aparência. Porém, o tamanho de cada uma varia de acordo com espaço comercializado. 

Higiene 
Além de estruturar os barraqueiros e incentivar todos os presentes a manter o espaço limpo, Dias conta que estão sendo disponibilizados banheiros químicos e que, com apoio da Prefeitura Municipal, o PIT (Posto de Informação ao Turista), ficará aberto todos os dias para auxiliar a população. 

História de Festa de Agosto 
   A cidade de Porto Feliz era denominada antigamente como Freguesia de Araritaguaba. A Capela de Nossa Senhora da Penha - primeira padroeira da cidade - tornou-se pequena para reunir o número cada vez maior de fiéis. No livro número 1 do Tombo da paróquia de Porto Feliz, uma "imagem majestosa e perfeita" foi solicitada para ser colocada na Igreja que os moradores de Araritaguaba estavam construindo. Após a construção, que passou a ser de Nossa Senhora Mãe dos Homens, o local foi considerado a Matriz. 
   Diz a lenda que esta imagem iria para outro lugar, mas ao partir tornou-se tão pesada que ninguém conseguia transportá-la. Os fiéis entenderam que seria vontade de Nossa Senhora Mãe dos Homens permanecer em Porto Feliz e tornar-se padroeira de todos. 
   Já o início da festa de rua foi por volta de 1922, onde o festeiro Antonio Martins Sampaio, ampliando a festa, criou à parte festiva externa a igreja para arrecadar fundos. A princípio foi um almoço ao lado da Igreja Matriz. Depois de alguns anos construíram um barracão e acresceu-se a quermesse ao almoço e anos depois a festa cresceu ainda mais, usando a rua entorno da Praça com as barracas e o parque de diversões. Finalmente por volta da década de 90, acrescentou- se shows com cantores famosos no término do evento. 
   Em 2002, a festa saiu do centro da cidade e subiu para o CEMEX. Em 2009, com a chegada do Padre Antonio Carlos Fernandes, aumentou-se os dias de festa na Igreja, com a criação da novena. Este ano, com a proposta de agradar e facilitar aos porto-felicenses, ela estará voltando para a Praça da Matriz.


Os Festeiros de Nossa Senhora Mãe dos Homens 2011/12 são:
João Paulo Lopes Gonçalves e Juliana Florentino Gonçalves;
José Sérgio Pimenta de Almeida e Margarida Rodrigues Pimenta de Almeida;
Márcio Feliciano Brasolin e Regina Aparecida de Moraes Brasolin; Ricardo Riberto e Débora Belo Torres Riberto;
Rodolfo Alexandre Dias Ortiz e Lucilaine Cristina Bazo Ortiz e
Vagner Roma e Valdirene Aparecida de Oliveira Roma.

Confira esta matéria e outras na edição 108 da revista Viu! que está sendo distribuída em diversos pontos da cidade.

Veja mais informações sobre a festa aqui.

Confira algumas fotos da estrutura:















Fotos: Paulo Henrique Baldini / Revista Viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário